sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Os quatro Cavaleiros

CENA DOS QUATRO CAVALEIROS
1.Percurso cénico: Cais - Barca da Glória.
2. Símbolos cénicos e seu simbolismo: Cruz de Cristo que simboliza a fé católica dos cavaleiros, as espadas e os escudos, que simbolizam a apologia da Reconquista e da Expansão da Fé Cristã
3. Costumes (“mores”) censurados por Gil Vicente: os prazeres e os pecados.
4. Levantamento das várias expressões que os quatro Cavaleiros usam para se referirem à Barca da Glória: “barca segura” , “barca bem guarnecida” , “barca da vida” e “barca mui nobrecida”).
5. Auto de Moralidade:Na cantiga cantada pelos quatro Cavaleiros está condensada a moralidade da peça, reflexo da ideia que a Igreja tinha sobre a vida e o mundo. Gil Vicente pretende transmitir que quem faz o bem na Terra e espalhou a fé cristã é recompensado no Céu e quem acredita em Deus, quando morrer terá uma “vida” calma e tranquila.. Gil Vicente, ao criticar os costumes, hábitos e vícios da sociedade, queria transmitir uma moral a toda a sociedade; pretendia que toda a sociedade, ao ver a peça, se risse, mas ,em simultâneo, criticava os '' podres '' da sociedade daquele tempo.
A moralidade está condensada nos seguintes versos: “Vigiai – vos, pescadores, que depois da sepultura neste rio está a ventura de prazeres ou dolores. Gil Vicente com estes versos, pretendia transmitir que depois da '' vida terrestre '', cada pessoa era recompensada ou '' amaldiçoada '' conforme a sua vida na terra.
6. Caracterização das personagens: Ao contrário do que acontece com as outras personagens, nada nos é dito sobre a sua vida ou morte, a não ser “morremos nas Partes de Além[…] pelejando por Cristo” .

Sem comentários:

Enviar um comentário