terça-feira, 20 de outubro de 2009

A Alcoviteira

1. Percurso cénico: Cais→barca do inferno→barca da glória→barca do inferno(embarque)

2. Símbolos cénicos e seu simbolismo: Os símbolos cénicos da alcoviteira são: seiscentos virgos postiços, três arcas de feitiços, três almários de mentir, cinco cofres de enleos, alguns furtos alheos, jóias de vestir, guarda-roupa d’encobrir, casa movediça um estrato de cortiça com dous coxins d’encobrir e as moças que vendia . Estes símbolos cénicos representam a sua actividade ligada à prostituição e o seu carácter manhoso, enganador. Representam ainda os roubos que fazia.
3. Caracterização directa e indirecta da personagem-tipo:  A caracterização da Alcoviteira é sobretudo indirecta. Brísida era mentirosa (“três almários de mentir”), mexeriqueira(“cinco cofres de enleos”), ladra(“alguns frutos alheos”), cínica(“trago eu muita bofé”), convencida(“e eu vou pera o paraíso”),enganadora(“barqueiro mano meus olhos”).


4. Argumentos de defesa e argumentos de acusação: Argumentos de defesa – levava bofé; era uma mártir; levou açoites; servia a Sé; era perfeita como os apóstolos e anjos e fez coisas muito divinas; salvou todas as suas meninas . Argumentos de acusação – a vida de prostituta, a hipocrisia.

5. Tipo(s) de cómico usado(s):- Cómico de linguagem - "barqueiro mano, meus olhos"; "cuidais que trago piolhos?"- Cómico de carácter - "eu som apostolada...fiz cousas mui divinas".

6. Intenção de Gil Vicente ao criar esta personagem: crítica individualizada ou crítica de outros sectores da sociedade: - Gil Vicente faz crítica às alcoviteiras.Critica as outras classes nomeadamente o Clero.

7. O sentido da palavra alcoviteira na obra estudada e o que  tem actualmente:  O sentido da palavra alcoviteira na obra refere-se àquelas mulheres que exploravam sexualmente outras mulheres levando-as a prostituírem-se. Actualmente alcoviteira é a mulher que vive a falar mal das outras pessoas, a fazer intrigas.

14 comentários:

  1. É um blog muito interessante com informaçao muito útil, e que ajuda a interpretar melhor o "Auto da Barca do Inferno"! Gostamos bastante!! :D

    ResponderEliminar
  2. A cada 60 segundos passa um minuto em africa

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito deste jogo de fps. Sempre me fez sentir sensações de prazer feminino, mesmo eu sendo helicoptero sexual, mesmo assim gozei pelo cu. Adorei as skins, principalmente a do John Xina. Jogo 10/10 mesmo sendo o uníco jogo que consigo jogar desde que me mudei para chernobyl em 1985. Obrigado.

    ResponderEliminar