sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O Frade

1. Percurso cénico: - Cais à Barca do Inferno à Barca da Glória à Barca do Inferno à Embarque



2. Símbolos cénicos e seu simbolismo: Amante (Florença) -Infidelidade a Deus, “mulher do padre”;Espada, escudo, casco – Guerra; Cruz – Religião e fé.


3. Caracterização directa e indirecta da personagem-tipo:

Caracterização Directa - O Frade auto-caracteriza-se como “cortesão” , ou seja, alguém que está familiarizado com os hábitos da corte. Mais tarde, assume-se como “namorado” e “dado a virtude” que tem “tanto salmo rezado”.

Assim, desde logo esta personagem assume, de forma directa, uma vida dupla como frade, que usa hábito e reza orações e que também é da corte, que namora, canta, esgrima e toca viola.

Caracterização Indirecta - As suas atitudes, também certificam que é um padre pecador, que levava uma vida boémia, em vez de se dedicar afincadamente ao serviço que prestava a Deus e em auxílio de quem precisasse.

Mostra que é obstinado quando se nega a entrar na Barca do Inferno, convencido de que as suas rezas e o simples hábito de Frade lhe garantirão um outro destino. Do mesmo modo, também não aceita que Florença entre nessa barca, o que pode denunciar que o Frade não estava ainda consciente de ter vivido uma vida de pecado.


4. Argumentos de defesa e argumentos de acusação: Argumentos de acusação – Ser mundano e não cumprir os votos de castidade e de pobreza; Argumentos de defesa - O seu estatuto (Frade) e o facto de ter rezado muito na sua vida.


5. Tipo(s) de cómico usado(s): Cómico de linguagem - “Devoto padre marido”;

Cómico de situação - a entrada do frade em cena com a moça pela mão;Cómico de carácter - pensava que a relação proibida com a moça seria perdoada pelas suas muitas rezas.


6.. Intencionalidade do nome dado por Gil Vicente à companheira do Frade:

A intencionalidade do nome dado por Gil Vicente à companheira do Frade (Florença), é que Florença representa uma cidade italiana considerada o berço do Renascimento; além disso essa cidade foi governada pela família Médici, protectora dos judeus, iniciando uma longa relação da família com a comunidade judaica, que se tornaria comprometedora com a inquisição.


7. .Exemplos de ironia: “ Gentil padre mundanal, / a Berzabu vos encomendo.”;“ Devoto padre marido, / havês de ser cá pingado.; O padre Frei capacete! / cuidei que tínheis barrete!”

Sem comentários:

Enviar um comentário