terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Proposta de correcção da ficha de avaliação - a Proposição


Conforme prometido e por uma questão de poupar o tempo lectivo, aqui vai a proposta de correcção. Continuação de bom trabalho!
A professora de Língua Portuguesa, Delfina Vernuccio

1.1. Os protagonistas são os portugueses, cujos feitos serão glorificados e imortalizados por Camões. Trata-se dos marinheiros, D. Manuel e D. João e dos membros do clero que auxiliaram a espalhar a fé cristã.

1.2. Os portugueses partiram para o desconhecido “Por mares nunca dantes navegados”, manifestando-se de uma força e coragem superiores à dos deuses “Mais do que prometia a força humana”. Conquistaram terras “...edificaram Novo Reino”, espalharam a fé cristã “...foram dilatando / a fé...” e tornaram-se imortais “Se vão da lei da Morte libertando...”
2.1. “Mais do que prometia a força humana” – coloca os portugueses ao nível dos deuses; “Cantando espalharei por toda a parte” – Camões irá imortalizar os portugueses através do seu poema épico.


2.2. - Os grandes heróis da Antiguidade, referidos em antigas epopeias ( A Odisseia e A Eneida) não significam nada perante a bravura do povo lusitano.

- Tudo o que foi registado em epopeias clássicas “... a Musa antiga...” não tem valor perante a grandiosidade dos portugueses: “Que outro valor mais alto se alevanta”.
3.1. “...o peito ilustre lusitano”.
3.2. Neptuno é o deus do mar e Marte o deus da Guerra: os portugueses distinguiram-se precisamente por serem grandes navegadores e pelos territórios conquistados.
3.3. “Que eu canto o peito ilustre lusitano”.
4. As estrofes são oitavas. Relativamente à métrica os versos são decassilábicos “As-ar-mas-e os-ba-rões-as-si-na-la”. A rima é cruzada e emparelhada: ABABABCC.
5. Trata-se de uma sinédoque, na medida em que se toma o todo (Portugal) pela parte “...a Ocidental praia Lusitana”.

Sem comentários:

Enviar um comentário