Blog da Turma D do 9º ano da Escola EB2,3 Dr Francisco Cabrita
Sugestões de Leitura
Do amor e de outros demónios, Gabriel García Márquez Rio das flores, Miguel de Sousa Tavares A filha do capitão, José Rodrigues dos Santos As intermitências da morte, José Saramago A casa dos espíritos, Isabel Allende A sombra do vento, Carlos Ruiz Zafón Venenos de Deus remédios do diabo, Mia Couto A rapariga que roubava livros, Markus Zusak Sinto muito, Nuno Lobo Antunes O nome da rosa, Umberto Eco Plano infinito, Isabel Allende O amor nos tempos de cólera, Gabriel García Márquez
O Homem sem Sombra, de António Torrado, é uma adaptação dramática de três contos de Hans Christian Andersen: A Sombra, Pequeno e Grande Claus e Boneco de Neve. A ideia principal centra-se num sábio que um dia perde a sua sombra, quando esta ganha vida própria e o abandona. A partir deste conflito, questionam-se as relações de poder e as atitudes de quem domina e de quem é dominado. Para a apreciação do leitor muito contribuem as didascálias, que conferem maior densidade a cada personagem. Apesar de não haver descrições, estas indicações de encenação dão ao leitor mais dados para criar imagens e alicerçar opiniões.Para além da qualidade da escrita de António Torrado, que não desvirtua os contos de Andersen, o género escolhido tem inúmeras vantagens. O diálogo é um engodo para o facilitismo da leitura, contrariado com mestria através da intersecção de duas histórias, bem como da personagem do Sábio que, pela sua condição, tem um discurso mais elaborado, de acordo com os seus conhecimentos e cultura.Assim, através do processo de visualização que este texto dramático permite, o leitor treina naturalmente alguns objectivos de leitura, como a identificação da ideia principal, a caracterização de personagens, a percepção da lógica narrativa. Os juízos de valor podem conduzir ao debate acerca da peça, ou à sua continuação.
Na pele do Diabo, a justiceira Olesya Lychuk conseguiu angariar mais uma personagem para a sua Barca. O destino do Frade foi pior do que se previa, já que Olesya não o poupou aos piores tormentos! Fez-se justiça nas mãos deste diabrete rezingão!
Sem comentários:
Enviar um comentário